Almoço da CIC e IECEG integrou programação do II FÓRUM

Nesta sexta-feira, dia 28 de outubro, a CIC Teutônia, em parceria com o Instituto Educacional Cenecista General Canabarro (Ieceg), promoveu mais uma edição do Almoço Empresarial. O evento teve por local o Restaurante Paladar, no Bairro Languiru, integrou a programação do 2º Fórum Tecnológico do Ieceg e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas.

Para falar sobre o tema “Segurança da Informação” foram convidados os sócios-fundadores da empresa PBI Segurança Digital, Thiago Berto e Rodolfo Dhein. Fundada em 2001 e com sedes em Porto Alegre e Curitiba, a empresa atua na proteção aos negócios de seus clientes no que se refere às iminentes e avançadas ameaças digitais.

Entre os assuntos abordados estiveram atuais problemas sociais com a insegurança, como pedofilia e processos civis; projeções da tecnologia, a tecnologia em nosso dia-a-dia; o capital intelectual – o ativo real de uma empresa; perfil do antigo e atual hacker; engenharia social; e novos tempos.

 

“Segurança é cultura”

 

O tema “Segurança da Informação” é uma preocupação constante dos empresários e diretores de empresas de diversos portes, assim como também deveria ser dos usuários domésticos da internet. O assunto foi abordado com muita propriedade por Thiago Berto, que resumiu a palestra em aspectos negativos, ameaças e soluções para a segurança no uso da tecnologia da informação.

“Segurança é cultura e necessariamente passa pela consciência das pessoas. A cada dia a tecnologia toma mais espaço, seja no trabalho ou nas relações afetivas das pessoas”, afirmou, acrescentando que o conhecimento e a tecnologia podem e devem ser utilizados a favor da paz, do desenvolvimento sustentável e da justiça social.

O palestrante frisou que as mudanças tecnológicas estão ocorrendo num ritmo bastante acelerado e o mundo atual não possui mais fronteiras. “Tecnologia não é magia, mas sim experimentos que estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. A tecnologia irá tomar conta 101% das nossas vidas”, acrescentou.

Entre outras dicas, Berto ponderou que o avanço tecnológico igualmente requer mais responsabilidade dos usuários, referindo-se principalmente às redes sociais e questões relacionadas à privacidade política, financeira, médica e de estilo de vida.

“A internet é um mundo maravilhoso e perigoso ao mesmo tempo. O comportamento no uso da internet deveria ser pauta de conversa na mesa de jantar das famílias, uma vez que há muitos negócios ilícitos utilizando a internet para ganhar dinheiro. Para isso, entre os métodos de propagação das ameaças digitais mais eficazes estão o medo, a ganância e a curiosidade dos usuários”, concluiu o palestrante, acrescentando que “vale muito mais a consciência e o comportamento dos usuários do que o antivírus propriamente dito”.

 

 

Texto e fotos, AI. CIC – Leandro Augusto Hamester

 

 

 

0 Responses to “Almoço da CIC e IECEG integrou programação do II FÓRUM”



  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s





%d bloggers like this: