FACENT anima e motiva prefeitos…

Na tarde da última segunda-feira estiveram reunidos no IECEG prefeitos e autoridades da CNEC, para debater e conhecer um pouco mais sobre o processo a faculdade Cenecista de Teutônia. Na ocasião, estiveram presentes os prefeitos de Teutônia, Renato Altmann que idealizou o encontro; o prefeito de Imigrante, Paulo Altmann; prefeito de Boa Vista do Sul, Roberto Schaeffer; prefeito de Fazenda Vilanova, José Cenci; Celso Pazuk, de Bom Retiro; de Westfália, Sérgio Maraska, prefeito e presidente da AMVAT; e o de Paverama, Elemar Dickel. Também estiveram presentes o vice-prefeito de Poço das Antas, Nestor Bröenstrup.  Representando o poder legislativo de Teutônia, se fez presente o vereador Evandro Biondo.

Por parte da CNEC, estiveram representando a rede de Ensino o Coordenador Nacional do Ensino Superior, Carlos Luminatto, Secretária da CNEC Nacional, Anita Ortiz Corrêa, o Coordenador da Unidade de Desenvolvimento Regional RS, professor Dr. Edson Sidney de Ávila Junior, Professor Dr. Adelar Hengemühle, diretor da Faculdade Cenecista de Osório, Professor Ms.  Luiz Fernando Felicetti, diretor da Unidade de Farroupilha. Além desses ainda participaram da reunião, o Pastor Mauri Binsfeld, Pastor da Comunidade Evangélica Luterana Redentor; Ana Vascônez, Assessora Institucional  do Projeto da Faculdade Cenecista de Teutônia; Marcelo Lima, arquiteto responsável pelo projeto de ampliação do IECEG e novas instalações para a FACENT. O setor administrativo do IECEG esteve representado pelo diretor Celco Aloísio Forneck.

A abertura da reunião coube ao diretor Fornek, que fez uso da palavra e saudou a todos o presentes. Em seu pronunciamento, o diretor deixou clara a intenção  de tornar o projeto algo de destaque para a “nossa” micro-região. Assim como o prefeito de Teutônia, que enfocou o sonho de possuir uma faculdade nesse contexto, tendo Teutônia como cidade pólo. Paulo Altmann, prefeito de Imigrante se manifestou dizendo que pela primeira vez uma instituição de ensino apresenta algo diferenciado, oferecendo-se como parceira dos municípios. Cenci, prefeito de Fazenda Vilanova, destacou a importância de o projeto ser, de fato, regional. Também frisou que essas cidades que formam essa micro-região, atingiriam a maturidade com a faculdade, e elevariam seu índice de desenvolvimento. Maraska, prefeito de Westfália, trouxe um dado, o número elevado de jovens que não tem oportunidade de cursar um ensino superior,  cerca de 50%. Com a FACENT, eles se sentirão estimulados a não parar de estudar após o Ensino Médio. O prefeito de Paverama, Elemar Dickel, destacou a importância em produzir mão-de-obra especializada na região para suprir as demandas de prefeituras e empresas.

O coordenador Luminatto, também frisou o “DNA comunitário da rede CNEC”, afim de proporcionar um ensino de qualidade, responsável e com a missão de formar cidadãos. Aproveitando, o professor Felicetti reiterou a importância de investir no ser humano para um salto de qualidade.

Dessa forma, o projeto FACENT vai ganhando novos rumos. E sempre contando com a comunidade, uma vez que o próprio Coordenador de Ensino Superior da CNEC destacou que a faculdade será voltada a atender as necessidades da comunidade onde ela estará inserida.

0 Responses to “FACENT anima e motiva prefeitos…”



  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s





%d bloggers like this: